X SLA 2008

Programação 2008
POSTERES E COMUNICAÇÕES
09 a 12 de DEZEMBRO de 2008
Salvador-Bahia


Voltar para programação geral

 

POSTERES
Quarta-feira 10/12/08 – Área Externa do PAF I

(18h30 – 19h00)

Poster 1

Qualidade das interações numa sala de LI
Andreza Jesus Meireles

 

Poster 2

Song storybook for kids to learn english
Jamile Carvalho Nascimento

 

Poster 3

A segmentação não-convencional da escrita entre alunos da 1a série de Belo Horizonte: indícios do papel do envolvimento em práticas de letramento
Janaína Rabelo Cunha Ferreira de Almeida

 

Poster 4

Aquisição de língua inglesa como L2 por crianças a partir do nono mês de idade, tendo como “input” falante não nativo”
Jean Lopes Nonato

 

Poster 5

Working together: leitura em inglês na escola pública
Luciene Santos de Jesus Balbo

 

Poster 6

HTPC: espaço privilegiado para a formação crítica de professores alfabetizadores
Lucy Conceição Simões

 

Poster 7

Crenças e percepções do aluno-professor no ensino de língua estrangeira
Maria de Fátima Tondelli e Marisa Marques de Souza

 

Poster 8

Reflexões e ações no ensino de línguas
Miriam Márcia de Souza Santos

 

Poster 9

Leitura de textos autênticos no vestibular da Fuvest: uma busca pela interação autor-leitor
Vagner Quartezan

 

Poster 10

Língua inglesa: o uso dos gêneros textuais no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira
Poliana Pimentel Silva

 

Poster 11

Garimpos da Abordagem de Aprender de Professores em Formação em um Curso de Letras-Inglês de uma Universidade Pública de Goiânia
Leandro Silva Bezerra

     

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
Quarta-feira 10/12/08 – PAF III

(14h30 as 16h00)

Sessão 1A

Coordenador: Adelaide P. de Oliveira
Mesa: “Estágio em Língua Inglesa: visões e contradições”
Expositores:
Adelaide P. de Oliveira
Estágio em Língua Inglesa: visões e contradições
Janaína Weissheimer
A voz do estagiário em relação ao discurso de mudança e manutenção do status quo na escola pública
Sally Inkpin
Professores e estagiários: fomentando a discussão sobre práticas pedagógicas na escola pública

 

 

S
A
L
A

201

Sessão 2A

Coordenador: Kleber Aparecido da Silva
Mesa: “A (trans) formação de professores de línguas e a contemporaneidade”
Expositores:
Kleber Aparecido da Silva
A (trans) formação de professores de línguas e as (novas) políticas educacionais: embates e debates
Lêda Maria Braga Tomitch
Repensando o papel do professor de leitura em língua estrangeira: foco na compreensão leitora
Fernanda Silva Veloso
As crenças e expectativas em relação à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras (Português e Italiano)
Melissa Alves Baffi Bonvino
O papel do ensino de vocabulário voltado para a produção oral em contextos de formação de professores.

 

 

S
A
L
A

202

Sessão 3A

Coordenador: Gualberto Targino Praxedes
Mesa: “Formação de professores de PLE (Português Língua Estrangeira) Na UFPB: novas perspectivas”
Expositores:
Rosilene Felix Mamedes e Ina Mirely Oliveira Rocha
Interação e ensino: os gêneros textuais nas aulas de português como língua estrangeira
Fernando Pereira da Costa
Representações culturais: elementos motivadores para o desenvolvimento das habilidades comunicativas de alunos de português língua estrangeira (PLE)

 

 

S
A
L
A

203

Sessão 4A

Coordenador: Alex Sandro Neris Simões
Mesa: “Práticas de professores reflexivos do PROPEEP-UFBA”
Expositores:
Alex Sandro Neris Simões
\"Essas meninas estrangeiras\": blog como ferramenta de ensino aprendizagem de PLE)
Kaline Araújo Mendes
A gramática na aula de PLE – uma antiga força que desafia o novo
Laura Camila Braz de Almeida
A importância da avaliação formativa no ensino/aprendizagem de português para estrangeiros

 

 

S
A
L
A

204

Sessão 5A

Coordenador: Cláudia Mesquita
Mesa: “O debate CA for SLA: situando o tema da sessão coordenada”
Expositores:
Cláudia Mesquita
O debate CA for SLA: situando o tema da sessão coordenada
Anderson José Santos Duarte
Uma análise de interrupções e reparos em uma entrevista política
Cláudia Mesquita e Anderson José Santos Duarte
Are you understanding?

 

 

S
A
L
A

205

Sessão 6A

Coordenador: Elizabeth Reis Teixeira
Mesa: “Aquisição, leitura, interatividade e desenvolvimento”
Expositores:
Elizabeth Reis Teixeira
O processo interativo como unidade de sentido no espaço do fórum de discussão
Marcus Vinicius Borges Oliveira
As relações entre as habilidades em consciência fonológica e os desvios fonológicos – um estudo de caso
Cláudia Martins Moreira
Leitura e estrutura silábica: crianças e adultos aprendem diferente?
Vera Pedreira dos Santos Pepe
Dislexia e processos fonológicos
Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
O processo interativo como unidade de sentido no espaço do fórum de discussão: o caso do curso Letras Libras.

 

 

S
A
L
A

206

Sessão 7A

Adielson Ramos de Cristo
Entre cirandas: peripécias e ficções na e sobre a infância
André Luiz Gaspari Madureira
Uma proposta de análise do gênero fabular
Erivelton Nonato de Santana
As marcas da diversidade discursiva na obra quadrinizada de Maurício de Sousa
Marcela Moura Torres Paim
O ensino de língua estrangeira e as histórias em quadrinho; um olhar sob o ponto de vista funcional
Fábio Ramos Barbosa Filho
Zé Carioca e os paradoxos da malandragem: a construção do Brasil e do brasileiro nas aquarelas da Disney

 

 

S
A
L
A

207

Sessão 8A

Arnon Alves Rocha
Formação de professores de inglês: refletindo sobre uma proposta curricular calcada no contexto atual da Lingüística Aplicada
Cariane do Nascimento Pimentel
Formação de professores de Língua Inglesa: reflexões sobre práticas formativas e docentes
Christiane Moisés Martins
A utilização e aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores de PLE: possibilidades e limites
Ciro Medeiros Mendes
Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
Crisciene Lara Barbosa Paiva
Chat no curso de formação de professores de E/LE: um estudo da organização composicional
Sergio Flores Pedroso
A formação de professores de língua estrangeira embasada pela concepção da linguagem como prática social

 

 

S
A
L
A

208

Sessão 9A

Yara Márcia Silva Daniele
Cenas de enunciação: o professor e o mercado de trabalho
Paulo Roberto Almeida
Do cosmo ao caos: por uma ressignificação de um cenário cultural híbrido
Glenda Cristina Valim de Melo
Formando em Letras e as novas tecnologias de informação e comunicação
Iris Maria de A. Fortunato, Amanda Ribeiro e Adriana Urpia
Experimentando uma avaliação mais sensível à aprendizagem
Karin Quast
Indícios fornecidos pela fala privada: subsídios para o (re)direcionamento do trabalho do professor
Wagner Eduardo Rodrigues Belo
O hábito de leitura no contexto escolar: Uma proposta de estímulo à leitura na era da sociedade da informação.

 

 

S
A
L
A

209

Sessão 10A

Ayala Lopes Carneiro de Oliveira
As linguagens da ciência: um estudo do processo de referenciação no vídeo-artigo
José Sueli de Magalhães e Dilma Maria de Mello
História de inclusão: ensino de fonética e fonologia no curso de letras para aluna com deficiência visual
Rejane Cristina de Carvalho Brito
O professor de língua estrangeira na educação inclusiva dos surdos - um estudo de caso
Rômulo Francisco de Souza
Desenho de software para o ensino de línguas estrangeiras mediado por computador: foco na compreensão oral
Rômulo Francisco de Souza
O impacto da utilização de softwares de ensino de línguas em sala de aula: estudo de caso
Augusto César Luitgards Moura Filho
Por uma nova maneira de ensinar e aprender língua estrangeira

 

 

S
A
L
A

210

Sessão 11A

Doris Cristina Vicente da Silva
A distância entre o relato dos professores de Espanhol Língua Estrangeira e o que é posto em prática: uma questão de coerência
Cláudia Estevam Costa
PRÓ-ESPANHOL: justificativa para uma política lingüística em implantação
Elena Ortiz Preuss
Os efeitos da instrução formal na aprendizagem de espanhol como LE
Joseane Costa dos Santos
O processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como LE para pré-vestibulandos do Parque São Bartolomeu: O desenvolvimento de uma prática diferenciada
Juliana Regina Pretto
Gêneros textuais em materiais didáticos de espanhol como LE
Sandra Francisca da Silva
Lazos de Familia de Clarice Lispector y el papel del traductor

 

 

S
A
L
A

211

Sessão 12A

Evanice Ramos Lima Barreto
Objeto nulo, clítico e pronome pleno: uma análise em textos narrativos e dissertativos
Lucia F. Mendonça Cyranka
Os dialetos sociais no trabalho escolar com a língua materna
Maria do Carmo Sá Teles de Araujo Rolo
Um caso de apócope em uma localidade rural da Bahia
Milena Pereira de Souza
O português da GENTI ou da GENTSI: identidade e ensino
Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva
Pela boca “vive” o peixe: reflexões sobre o desenvolvimento do conhecimento léxico

 

 

S
A
L
A

302

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
Quinta-feira 11/12/08 – PAF III

(14h30 as 16h00)

Sessão 1B

Coordenador: Arlete Vieira da Silva
Mesa: “Estágio supervisionado e formação docente”
Expositores:
Luciana Vieira Mariano

Andrea Maria Brandão Meireles

Daniela Galdino Nascimento

 

 

S
A
L
A

201

Sessão 2B

Coordenador: Fábio Sampaio de Almeida
Mesa: “Práticas e saberes: uma proposta enunciativa na educação básica”
Expositores:
Fábio Sampaio de Almeida
Interrogando a prova de aula: um estudo discursivo da seleção de professores
Maria Cristina Giorgi
Concurso público SEE/RJ: afinal, quem é esse professor de língua?
Leila Medeiros de Menezes e Pâmela Passos Deusdará
Reinventando a prática docente no cotidiano da sala de aula: Narradores de Javé – o diálogo entre o científico e o popular
Luziana de Magalhães Catta Preta
O ensino de línguas na educação de jovens e adultos

 

 

S
A
L
A

202

Sessão 3B

Coordenador: Maria da Conceição de Melo Tôrres
Mesa: “A formação do professor e o ensino de inglês na atualidade”
Expositores:
Maria da Conceição de Melo Tôrres
Formação de professor e o inglês na atualidade
Camille Sampaio
O ensino de inglês “politicamente correto”: o que o professor deve saber?
Priscilla de Jesus
Por um idioma nacional: uma análise do movimento English Only nos estados unidos
Tereza Natali dos Santos
A formação profissionalizante em ESP: a proposta do C.E.I.F.E.

 

 

S
A
L
A

203

Sessão 4B

Coordenador: Maria Laura Petitinga Silva
Mesa: “Diálogos entrelaçados: leitura e escrita no universo da escola”
Expositores:
Maria Laura Petitinga Silva
Professor leitor / professor formador de leitores ou ‘faça o que eu digo mas ...
Eliete Maria Araújo Santana
Ler e escrever: atividades complexas e multifacetadas na trama auto/leitor/texto
Soraia da Silva Sousa
Um estudo das crenças cultivadas pelos professores, de língua materna, em formação
Suréia Barigchum e Edleise Mendes
Gêneros textuais e ensino: critérios para a seleção e a produção de materiais para o trabalho com a leitura

 

 

S
A
L
A

204

Sessão 5B

Coordenador: Maria da Conceição Santos Soares
Mesa: “O texto: metodologia de ensino e o grande desafio do professor para seduzir e formar o leitor”
Expositores:
Maria da Conceição Santos Soares
O texto: metodologia de ensino e o grande desafio do professor para seduzir e formar o leitor - aplicação
Lícia Maria Bahia Heine
O tratamento do texto em sala de aula sob a perspectiva textual-discursiva
Maria Amélia Rocha Machado
Tradução, adaptação e a sala de aula
Maria de Fátima Maia Ribeiro
Dos múltiplos (des)caminhos do texto face à sedução: escolhas, adaptações, estereótipos
Thais Paim Senna
Aprendendo francês de maneira lúdica

 

 

S
A
L
A

205

Sessão 6B

Coordenador: Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
Mesa: “Situações de ensino e aprendizagem e as interpretações das ações dos sujeitos de autonomia relativa: ethos, identidade e compreensão responsiva”
Expositores:
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
Ethos e troca simbólica numa situação de ensino e aprendizagem sob o olhar da Lingüística Aplicada
Antonio Carlos Santos de Lima
O papel do professor de LM no desenvovlimento da compreensão ativa
Poliana Pimentel Silva
Práticas Interativas: a autonomia dos aprendizes de LE durantes as atividades de leitura
Danielly Verçosa Silva
Identidades de alunos leitores e produtores de textos numa comunidade de baixa renda da cidade de Maceió-AL

 

 

S
A
L
A

206

Sessão 7B

Celso Henrique Soufen Tumolo
Avaliando a leitura em inglês como língua estrangeira: saberes essenciais para o desenvolvimento de testes
Angela Gonçalves de Souza
Crenças e "descrenças" de uma professora de inglês
Melissa Lima de Souza, Suzana Maria Lucas Santos de Souza e Vilma de Fátima Diniz de Souza
Metodologia do ensino de língua inglesa: um relato de experiência na formação de alunos-professores das redes pública e privada em São Luis-MA
Alberto Santos de Miranda e Pedro Massara
Estratégias de aprendizagem do inglês e o seu uso efetivo por alunos de comunidades populares
Bruno César da Silva Almeida e Ramaiani Vasconcelos
Mitos e tendências da produção oral do inglês como língua estrangeira
Vaneilde Alves Nogueira
Ensino de língua inglesa na EJA: uma perspectiva diferenciada – relato de uma experiência

 

 

S
A
L
A

207

Sessão 8B

Adelmo de Souza Xavier
Exclusão e inclusão do afrobrasileiro em materiais didáticos de inglês: relatos e reflexões sobre um curso de inglês instrumental para estudantes cotistas da Ufba
Ariovaldo Lopes Pereira e Greice Helen de Melo Silva
O livro didático e a formação de professores de língua estrangeira
Carlos Alberto Gonçalves Pavan
Radiografando as crenças e expectativas na formação de professores de Língua Inglesa
Cristiano Honorato da Silva Lima
Crenças, ideologias e identidade na (trans) formação inicial de professores de língua estrangeira (Inglês)
Fabio Araujo Oliveira
Os sujeitos da diversidade cultural nos parâmetros curriculares nacionais do Brasil: referências de ensino em questão
Valdeni da Silva Reis
O (não) saber, o dizer e o fazer e de uma professora de Inglês de menores infratores em um centro de reabilitação

 

 

S
A
L
A

208

Sessão 9B

Alan Lobo de Souza
As novas vertentes da educação: os valores que ecoam no discurso de uma instituição particular do ensino médio – um estudo de caso
Denise Maria Oliveira Zoghbi
Formação do professor: perspectiva sócio-histórica em Lingüística Aplicada
Daniella de Souza Bezerra
Na trama da abordagem de primeiros e terceiros: formação das competências necessárias para o professor de ILE
Barbra do Rosário Sabota Silva
Estratégias reflexivas na formação universitária de professores de inglês
Vanessa Vieira Pessanha
Contribuições da pragmática para o ensino de língua portuguesa: instrução

 

 

S
A
L
A

209

Sessão 10B

Aderlande Pereira Ferraz
A utilização de textos publicitários como instrumentos autênticos no ensino de PLE
Percília Cassimiro Santos e Christiane Moisés Martins
Formando o professor - pesquisador em Português Língua Estrangeira: desafios e limitações
Ana Márcia Cordeiro Messias
Investigando o processo de autonomia e motivação em estudantes africanos durante aprendizado de português brasileiro como LE
Fernanda Landucci Ortale e Magali Sanches Duran
O desafio da língua estrangeira na sala de aula do futuro professor
Uanderson Eduardo Brittes de Jesus
Diferenças culturais em sala de aula
Vera Lucia Harabagi Hanna
Cultural studies no ensino de língua estrangeiras: “Nós” e os “Outros” num aprendizado significativo

 

 

S
A
L
A

210

Sessão 11B

Tânia Guedes Magalhães
Reestruturação do ensino de língua portuguesa: práticas pedagógicas com gêneros textuais
Tatiane Mendonça Barreto de Andrade
Literatura de cordel: estudo, análise e sua importância no ensino de língua portuguesa
Rosana Cunha
Jornal escolar da formação do aluno à formação do professor
Marília dos Santos Borba
O ensino de língua inglesa: a leitura de gêneros textuais como proposta de letramento
Andrea Patricia Nogueira
Uma unidade didática para o ensino de inglês: percepções de alunos e professora
Waleska Oliveira Moura
Diversidade lingüística e ensino: um diálogo com gêneros textuais

 

 

S
A
L
A

211

Sessão 12B

Carlos Augusto Viana da Silva
A tradução cinematográfica de Orlando
Giane da Silva Mariano Lessa
Tradução e transculturação na literatura de testemunho andina
Janaína Soares Alves
Tradução: mundos no ensino de línguas estrangeiras
Luciano Rodrigues Lima
Tradução eletrônica: do riso irônico ao interesse científico
Priscila Maynard Araújo
A tradução do dialeto social popular presente na obra Capitães da Areia do autor Jorge Amado para a língua inglesa
Regina Duarte Viana
No escurinho do cinema

 

 

S
A
L
A

302

 

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
Sexta-feira 12/12/08 – PAF III

(11h30 as 13h00)

Sessão 1C

Coordenador: Carla Luzia Carneiro Borges
Mesa: “Ensino de língua portuguesa: um processo de construção de conhecimento?”
Expositores:
Carla Luzia Carneiro Borges
Reescrita na escola: saber praticado ou prática descontextualizada?
Luzia Souza Santos
A escrita na escola: uma prática social?
Silvana Silva de Farias Araújo
A quantas anda a relação sociolingüística e ensino de língua portuguesa no Brasil?
Murillo da Silva Neto
Aprender a aprender: processos de ensino de leitura e escrita na escola
Sílvio Ribeiro da Silva
Ensino-aprendizagem de produção escrita de gêneros da ordem do argumentar: indícios da formação do professor?

 

 

S
A
L
A

201

Sessão 2C

Coordenador: Elizabeth Ramos
Mesa: “Shakespeare vai ao cinema contemporâneo”
Expositores:
Elizabeth Ramos
Shakespeare passeia pela contemporaneidade
Ana Carolina Custódio
Macbeth passeia na contemporaneidade
Ernesto Diniz
\"As You Like It\" Vai à TV

 

 

S
A
L
A

202

Sessão 3C

Coordenador: Lêda Corrêa
Mesa: “A importância do dicionário de equivalência português brasileiro e espanhol rioplatense para o ensino-aprendizagem de PLE”
Expositores:
Manuela Oliveira de Jesus e Daniele Oliveira dos Anjos
A importância do dicionário de equivalência para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
Daniele Oliveira dos Anjos e Manuela Oliveira de Jesus
Pronúncia do português brasileiro: aspectos fonéticos
Ezequiel Santos Oliveira e Lêda Corrêa
Critérios para definição vocabular em dicionário de equivalência do português brasileiro e espanhol rioplatense

 

 

S
A
L
A

203

Sessão 4C

Coordenador: Edivalda Alves Araujo
Mesa: “Interferências da L1 na L2: casos morfossintáticos”
Expositores:
Francine Mendes dos Santos
Influência da língua materna na aquisição de uma LE – especificidades entre o português e o espanhol
Lêda Regina de Jesus Couto
As Interferências da L1 na L2: casos morfossintáticos
Carlos Felipe da Conceição Pinto e Rerisson Cavalcante
O papel da GU no processo de aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras
Marla do Vale Satorno
Interferências da L1 na L2: casos morfossintáticos
Patrícia Ribeiro de Andrade e Maria Silva do Vale Satorno
Língua: dos saberes acadêmicos ao ensino

 

 

S
A
L
A

204

Sessão 5C

Coordenador: Maria Cristina Giorgi
Mesa: “Os CEFET-RJ: ensino de língua estrangeira em centro tecnológico”
Expositores:
Maria Crisina Giorgi
Olhar enunciativo em centro tecnológico: CEFET-RJ
Fabio Sampaio de Almeida
O ensino de E/LE em perspectiva enunciativo-discursiva no CEFET-RJ/Petrópolis
Rosane Manfrinato de Medeiros Dias
Ensino de E/LE em centro tecnológico: um saber expansivo
Bruno Deusdará
O uso de mídias nas práticas de formação: outros contornos da relação aluno-professor no Ensino Médio do CEFET-RJ

 

 

 

S
A
L
A

205

Sessão 6C

Eliane Brito Lima e Silva
A Universidade é para Todos
Cristhiane Miranda Vaz e Francisco Deivison de Souza Carvalho
Peixe fora d’água: um PEC-G francófono em contexto de imersão
Cecilia Gabriela Aguirre Souza
Texto, imagem e cultura
Doris Cristina Vicente da Silva Matos
Processos de leitura em material para fins específicos
Fabricia Dorneles Ramos
A distância entre o relato dos professores de Espanhol Língua Estrangeira e o que é posto em prática: uma questão de coerência

 

 

S
A
L
A

206

Sessão 7C

Anielle Souza de Oliveira
Tradição lingüística bilíngüe português/inglês/português: contextualizando Vieira Transtagano
Elaine Maria Santos e Luiz Eduardo Oliveira
O lugar da língua inglesa na educação básica
Fabricia Eugenia Gomes De Andrade
O despertar de uma consciência crítica através de um projeto na aula de língua inglesa
Francieli Freudenberger Martiny
Aprender inglês no curso de Letras: possibilidade de formação pedagógica do futuro professor?
Gilberto Luís Santos Botelho e Alana Monteiro
Crenças sobre o ensino de inglês como língua internacional

 

 

S
A
L
A

207

Sessão 8C

Anderson Cristiano da Silva
Os sinais de pontuação e o livro didático: (des)construindo perspectivas
Claudiane Felix de Moura
O ensino da leitura na perspectiva interativa: uma análise em três coleções de livros didáticos de língua inglesa
Juliana Alves dos Santos
Livros – texto de inglês como língua estrangeira: uma análise sobre a sua dimensão cultural
Lucélia Alcântara e Maria da Conceição de Melo Tôrres
Capacitação de professores em estratégias de leitura e compreensão de textos em língua inglesa: o papel do livro didático
Ingrid Maria Santos da Silva e Eliane Pinheiro Santos
Identidades culturais no livro didático de alemão como língua estrangeira

 

 

S
A
L
A

208

Sessão 9C

Antonia Torreão Herrera
Leitura e poder
Anderson da Silva Ribeiro
A leitura da literatura nas salas de aula do ensino superior: Temas, problemas e perspectivas em Lingüística Aplicada
Cátia de Oliveira Soares
Reflexões sobre uma experiência pedagógica através da obra Vidas Secas
Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
Leitura e linguagem virtual
Lucila Carneiro Guadelupe
Identidade feminina: diferentes leituras em anúncios publicitários

 

 

S
A
L
A

209

Sessão 10C

Maria Avani Nascimento Paim
Atividades de compreensão leitora nas aulas de Espanhol como língua estrangeira: da percepção do signo à organização dos sentidos
Maria da Graça Carvalho do Amaral
O processo de construção do “input” ecológico na sala de Espanhol no extremo sul do Brasil
Maria Fernanda Grosso Lisboa
O professor de espanhol no Brasil: quem somos e o que se espera de nós?
Patrícia Carvalho de Onofre
O texto no livro didático de Espanhol Língua Estrangeira para o Ensino Médio: reflexões e críticas
Sandra Maria Coelho de Souza Moser
Formação Continuada para os professores em serviço e suas implicações na melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem de línguas – Programa Universidade Sem Fronteiras

 

 

S
A
L
A

210

Sessão 11C

Marcos Bispo dos Santos
A questão dos conteúdos na formação do professor de Língua Portuguesa
Margarete de Oliveira Santos Nogueira
De instrutor a educador – uma abordagem multicultural
Melissa Lima de Souza
O ensino de língua inglesa no CEFET-MA: um relato de experiência com o programa PIBIC-Jr.
Raquel Meister Ko. Freitag
Usos do marcador viu? na fala de Itabaiana/SE
Tânia Aparecida Arbolea
A formação continuada no Brasil em Portugal – analogias

 

 

S
A
L
A

211

Sessão 12C

Marcela Ortiz Pagoto de Souza
A evolução fonética de alunos de língua inglesa ingressantes em um curso de letras
Margarete Virginia das Virgens Barbosa
Avoiding the “th” mispronunciation: a challenge to brazilian learners
Adriana Pereira Santos e Danilo Gomes
Dificuldades dos estudantes brasileiros no aprendizado dos sons da língua inglesa
Paulo Roberto Boa Sorte Silva
Prática de ensino de língua inglesa: experiências dos alunos-professores da FJAV
Ricardo Maria dos Santos
De medo e sedução: exemplos de análise estilística aplicada a The Company of Wolves, de Angela Carter

 

 

S
A
L
A

302

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
Sexta-feira 12/12/08 – PAF III

(14h30 as 16h00)

Sessão 1D

Coordenador: Lícia Maria Bahia Heine
Mesa: “Texto e discurso”
Expositores:
Rogério Luid dos Santos
A imagem do “negão” no pagode da bahia: uma relação entre discurso e identidade
Carla Maria França do Nascimento
Hipertexto como simulacro do texto nas práticas de sala de aula no ensino de línguas
Luana Ferreira de Souza
Independente, inteligente, (in)decente: a construção do ethos com capricho
Palmira Virginia Bahia Heine
A construção do ethos nos blogs

 

 

S
A
L
A

201

Sessão 2D

Coordenador: Rodrigo Aragão
Mesa: “Pesquisa e geração de tecnologia no ensino de inglês da rede pública”
Expositores:
Rodrigo Aragão
Reflexão e tecnologia no ensino de inglês da rede pública estadual
Élida Ferreira
Política e formação de professor
Zelina Beato
A teoria na prática de escolher ou produzir material didático

 

 

S
A
L
A

202

Sessão 3D

Coordenador: Ruberval Franco Maciel
Mesa: “Curricular innovation for high school and its implication for teacher development”
Expositores:
Ruberval Franco Maciel e Roseli Peixoto Grubert
Curricular innovation in ELT: a theoretical contribution
Fabricio Tetsuya Parrera Ono
Discutindo a avaliação das competências profissionais no estágio supervisionado de língua inglesa: o papel da auto-avaliação
Roseli Peixoto Grubert e Ruberval Franco Maciel
Curricular innovation for high school and its implication for teachers development
Roseli Peixoto Grubert
A universidade e a formação do professor: reflexões sobre possibilidades de união entre teoria e prática

 

 

S
A
L
A

203

Sessão 4D

Coordenador: Luziana de Magalhães Catta Preta
Mesa: “Da teoria à prática no ensino de línguas: olhares diversos”
Expositores:
Luziana de Magalhães da Catta Preta
O uso de estratégias argumentativas no texto publicitário em sala de aula
Luciana de Mesquita Silva
Um olhar sobre a literatura de Toni Morrison na sala de aula de língua inglesa
Fabricia Dorneles Ramos
Contribuições para (re)construções das identidades nas aulas de E/LE: uma experiência no Colégio Pedro II

 

 

S
A
L
A

204

Sessão 5D

Coordenador: Iracema Luiza de Souza
Mesa: “Livro didático de português para falantes de outras línguas: saberes, diálogos, contextos”
Expositores:
Iracema Luiza de Souza
O Projeto Estação Brasil e sua fundamentação teórica
Camila Gusmão
Os aspectos de produção textual e leitura no “Estação Brasil” – material didático para o ensino de português como língua estrangeira

 

 

S
A
L
A

205

Sessão 6D

Cláudia Estevam Costa
Projeto político pedagógico do Colégio Pedro II: documento de identidade em constante reconstrução
Fábio Corrêa de Sampaio Netto
Hipertextualidade e os textos noticiosos sobre o Brasil
Evelyne Dogliani
Um diálogo entre a sala de língua materna e a sala de língua estrangeira: ampliando a consciência da variação lingüística
Rubens Prawucki
A relação entre leitura e formação docente na escrita de professores: uma escuta discursiva
Sebastião Carlúcio Alves Filho
Análise lingüística no apostilado da rede privada: influência na atuação do professor

 

 

S
A
L
A

206

Sessão 7D

Mário Augusto da Silva Santos
Um documento dos tempos de Hitler: educação e ideologia
Jorge Hernán Yerro
Traduzindo a história: a guerra das Malvinas na literatura e no cinema argentinos
Daniele Barbosa de Souza Almeida
Práticas de leitura: O caso da mulher
Elaine Maria Santos e Luiz Eduardo Oliveira
Os professores públicos de Língua Inglesa: Construindo uma história (1809-1827)
Joselita Vidotti
Representações sobre a Língua Inglesa no início do século XIX

 

 

S
A
L
A

207

Sessão 8D

Daniela Nogueira de Moraes Garcia
Ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas para o ambiente virtual in-teletandem
Francisco Wellington Borges Gomes
Como alunos universitários vêem disciplinas online em cursos presenciais
Gabriela Menezes Passarelli Alves dos Santos
Um jogo de sedução entre a mídia e a sala de aula
Nilton Varela Hitotuzi
O uso de drama-processo na geração de insumo para a aprendizagem de línguas
Suzi Marques Spatti Cavalari
O duplo papel da auto-avaliação no contexto teletandem

 

 

S
A
L
A

208

Sessão 9D

Ester Maria de Figueiredo Souza
A aula enquanto evento discursivo: Planos rotineiros e rituais da linguagem
Ester Maria de Figueiredo Souza e Zeneide Paiva Pereira Vieira
Cenas da aula de leitura em Língua Portuguesa
Ana Lúcia de Campos Almeida
Letramentos do professor, identidade profissional e ensino
Alexsandra Gonçalves Souza
As concepções da formação continuada pelo professor alfabetizador
Valberto Cardoso da Silva
Assistindo e não sendo humilhado - as práticas letradas como construção do sujeito na EJA

 

 

S
A
L
A

209

Sessão 10D

Ismar Inacio dos Santos Filho
Formação do professor de Língua Portuguesa (Em) Revista
Jean Marcelo Barbosa de Oliveira e Waléria de Melo Ferreira
Por uma compreensão da prática pedagógica do professor do curso de Letras-Inglês da UNEAL: Foco nas crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem
Livia Modesto Orge
A divulgação científica no letramento do professor alfabetizador
Marcia E. F. Niederauer
Formação de professores de PLE: contextos multiculturais, diálogos difíceis, saberes necessários
Márcia Ozinete Alcântara Pinho da Nóbrega
Diários, diálogos e reflexões: Um relato de formação continuada com professores de Inglês como LE

 

 

S
A
L
A

210

Sessão 11D

Greice Gonçalves Girardi
Aulas de língua Inglesa em cursos profissionalizantes
Isabela Lima Santos de Vasconcelos
"Peer Feedback": esta prática auxilia alunos fortes e fracos a melhorarem suas redações em curso de língua inglesa?
Jael Glauce da Fonseca e Marlene Holzhausen
A peça radiofônica na aula de alemão como língua estrangeira
Larissa Rodrigues Faria
A mediação no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira no contexto de teletandem
Marcelo Pereira Custódio, Marilia Barreto e Galbenia Grego
Estratégias de aquisição de vocabulário da língua inglesa

 

S
A
L
A

211

Sessão 12D

Kellen S. Batista Marques, Maria Inês Garíglio e Jussara Teles da Silva
Linguagem para fins profissionais: o ensino de habilidades de compreensão e de leitura para trabalhadores da Construção Civil
Kleber Aparecido da Silva
A formação de professores de línguas e as (novas) políticas educacionais: Um olhar crítico-reflexivo
Leilane Ramos da Silva
Ensino de língua em foco: avaliações de graduandos em letras sobre o novo acordo ortográfico do português
Luís Gomes
Novos olhares, velhas concepções: diagnóstico preliminar da Lingüística Aplicada nos cursos de graduação da UFBA
Madson Gois Diniz
The book is no longer on the table: letramento cultural e ensino de língua estrangeira

 

S
A
L
A

302

 

 

Para cima
Para página inicial

 

Quer se inscrever?

Saiba como se inscrever para o X SLA 2008, os prazos, datas, local e taxas do evento. Inscreva-se agora!

saiba mais

Sobre as normas

Aqui você ficará sabendo de todas as normas e observações importantes para inscrever seu trabalho.

saiba mais